segunda-feira, 12 de março de 2012

E pensar que quando piá eu achava que seria legal virar adulto...

Eu tinha uns 5 anos de idade, via meu pai andando de moto, trabalhando, sabendo das coisas... E queria ser igualzinho. Achava o máximo tudo aquilo que eu não podia fazer e que para os adultos era coisa comum. Hoje sinto raiva do momento em que quis ser adulto. Hoje me sinto fracassado! Ser adulto é uma bosta sem tamanho quando as coisas não dão certo quando tinham que dar.

Sou técnico em informática, já passei por um monte de trabalhos formais e informais, um estágio e 3 casas desde que saí da casa do meu pai aos 18 anos. Tive 2 casos que mais ou menos se classificam como namoro, sendo que o mais longo durou 1 ano e pouco... E nunca foi levado a sério (da parte dela) por eu ser fracassado financeiramente.

Infelizmente fui bem apaixonado por ela e me frustrei demais por causa disso. É injusto demais tu te esforçar pra agradar alguém, ser gentil, carinhoso e sei lá mais o que, pra no final perder por que tomou algumas decisões erradas como estudante/profissional. Pior ainda é saber que a grande maioria não se importa se uma pessoa é boa quando essa pessoa não atende as condições financeiras esperadas, como carro ou grana pra viajar para as praias legais de Santa Catarina que “só tu não conhece”...

Aí vêm aqueles argumentos tipo “Ah, mas a vida não é só isso. Tu tem saúde e bons amigos”, “Calma que a situação melhora uma hora”, ”Não te falta nada cara” e outros mais dos quais eu não tiro a razão, mas que ainda sim não diminuem a frustração. Sim eu tenho saúde, bons amigos, não me falta nada essencial (não frequentemente pelo menos) e eu sei que um dia pode melhorar. Caro leitor veja bem a diferença entre um “vai melhorar” e “pode ser que melhore”: O primeiro afirma algo sem base nenhuma, logo não pode ser real. Resta a segunda frase que é chocha, quase um placebo.

Não acredito em qualquer coisa parecida com um deus, entidade superior, influência de astros sobre pessoas, superstição, simpatia, etc. Então como alguém quer que eu acredite que as coisas vão dar certo em algum momento, sem me dar um mínimo de dados que me levem a crer nisso? Uma estatística a favor qualquer já seria aceitável, mas estatísticas nunca acompanham frases assim né.

Eu me esforço bastante até, mas falho na mesma proporção, afinal sou um saco de ossos e bosta como qualquer outro humano. Tomo decisões erradas, me desentendo com os outros e fico triste também, aliás, muito mais frequentemente do que quem me vê sorrindo por aí pensa. Sorrir é um bom jeito de espantar a tristeza, mas quando não tem quem sorria junto não adianta de nada.

O caso é que eu remo sem sair do lugar a muito tempo, e isso cansa, enche o saco, acumula muita coisa ruim no coração. Tanto que do final do ano passado pra cá tenho tomado anti-depressivos, pois cheguei a um ponto em que perdia o controle frequentemente, e já estava perdendo a vontade de qualquer coisa.
Me sinto bem mais tranquilo atualmente, bem mais em ordem e de bem comigo mesmo, mas não é o bastante pois os problemas são os mesmos, estão no mesmo lugar e tudo! A diferença é que novamente tenho vontade pra continuar forçando uma possível mudança no cenário. A pergunta é: Até quando antes que caia de novo?

Tenho gente me ajudando, até mais do que eu julgava possível, mas até quando? Hoje eu praticamente dependo de apoio financeiro do sócio, do pai e às vezes da mãe também. Fico feliz de ter com quem contar, mas eu quero ser independente de verdade, porra! Não me sinto bem com isso, às vezes não me julgo nem tão merecedor desse apoio todo. Eu quero que minha empresa dê certo logo, quero entrar pra Engenharia de Computação da UFRGS, quero poder criar um cachorro, quero ter uma namorada, quero dar presente pros amigos que fizerem aniversário... Mas pra isso eu tenho que sair desse maldito loop de fracasso. E é esse meu objetivo primário, pelo qual estou disposto a fazer o esforço que tiver de ser feito e pelo qual eu até passaria por cima de alguns princípios éticos, se isso auxiliasse.

Espero não assustar ninguém com esse texto, mas foi um desabafo necessário e que levou muito tempo pra ser compreendido e compilado. Ao longo do ano escreverei mais. Tinha esquecido o quanto é bom escrever esse tipo de coisa que ninguém tem paciência de ouvir.
Abraço pra quem ler!

18 comentários:

Unknown disse...

'chê, acho que nem há muito o que se falar, mas, por meios diferentes, entendo bem essa sensação de desilusão, na falta de uma palavra melhor.

No que precisar, sabe, só soltar o grito!

Anônimo disse...

VC É OTIMO

MICHELE ALVES

Anônimo disse...

Cara, você já deu o primeiro passo para resolver este problema. Que é entendê-lo! Agora você já pode enfrentar e resolvê-lo.
Uma coisa é fato: o mundo não vai mudar por sua causa. Sendo assim, você tem duas alternativas:
1 - Aceitar a si mesmo e viver feliz com suas limitações, mesmo sabendo que vc está na contramão do que o mundo espera de você.
2 - Mudar a forma que você se vê. Dominar a mente subconciente é nosso maior desafio. Uma coisa é certa: você poderá fazer tudo aquilo que acreditar ser capaz. Porem não poderá fazer nada além disto. Ampliar as crenças positivas sobre você mesmo é a melhor maneira de ampliar os seus horizontes. Como fazer isto? Eu usei técnicas de PNL através de um professional coatching e foi muito bom. Para você, como eu, que é da área de informática, pense que a PNL é uma linguagem de programação que permite alterar rotinas básicas do sistema operacional (mente subconciente). E como você sabe, se muda o sistema operacional, muda o funcionamento geral da máquina (você).
Abraços

Joseane Costa de Andrade disse...

Adorei seus textos, vc expressa tudo que sente de forma que desabafa escrevendo, isso é ótimo, também faço isso e me sinto mto melhor...
Espero que as coisas realmente melhorem p vc e consiga o que tanto deseja, uma vida melhor...
Um grande abraço!

Anônimo disse...

TÁ BOM - LOS HERMANOS

Senta aqui hoje que eu quero te falar
Não tem mistério, não, é só teu coração
Que não te deixa amar
Você precisa reagir. Não se entregar assim...
- Como quem nada quer?
Não há mulher, irmão, que goste desta vida
Ela não quer viver as coisas por você
Me diz, cadê você aí?
E aí não há sequer um par pra dividir
Espera que eu não terminei
Por onde você foi que eu não te vejo mais?
Não há ninguém capaz de ser isso que você quer
- Vencer a luta vã e ser o campeão!
Pois se é no não que se descobre de verdade
o que te sobra além das coisas casuais
Me diz se assim está em paz
achando que sofrer é amar demais.

PS. O loop de fracasso muda. Se as atitudes mudam.

Bruno disse...

Cara gostei do seu texto, acho q mta gente passa por isso, mas logo que bati o olho em uma das suas frases ja vi o seu problema:
"...Não acredito em qualquer coisa parecida com um deus..." É ai que esta o seu erro, DEUS EXISTE!. Não quero q vc pense q sou um fanático ou coisa parecida, apenas sei que ele pode mudar a sua vida e melhorá-la assim como ele faz com a minha. Não lhe conheco e nao sei o q te faz nao acreditar nele, mas te digo uma coisa, vc nunca acreditou e a sua situação nunca melhorou, os problemas continuam. E é isso o q esta faltando para vc. Dê uma oportunidade para DEUS mudar a sua vida, CREIA nele!! comece lendo a biblia e conversando com ele na sua casa mesmo, nao precisa ir a uma igreja. Depois que vc fizer o contato com ele, vc será guiado e ele vai te dar a direção a seguir. DEUS é REAL peça para ele mudar a sua vida e ele mudará.
Abraços!!

Anônimo disse...

Kotoko,
não te conheço, mas por um problema técnico muito engraçado vivo esbarrando por aqui: não sei como digitar o ponto de interrogação no teclado do meu laptop e preciso pesquisar no google pra copiar e colar qdo estou digitando um email em que esse símbolo seja necessário.
hoje depois de ler esse seu post me deu vontade de te falar algumas coisas pq além de vc lembrar muito um querido irmão meu, sente coisas que eu sinto há muito tempo.
algumas eu consegui mudar e outras não - não adianta. O modelo de "sucesso" que você tanto almeja serva pra algumas pessoas e não pra vc. Vai ser inútil e eternamente frustrante ficar correndo atrás, fato que sempre te dará a desculpa por estar infeliz.
É muito difícil, nem eu mesma sei como, quem me dera saber, mas mude o discurso e o fluxo que vc pegou pq daqui a pouco vc vai estar mais velho e as coisas só pioram - acredite - tenho 36 anos e me arrependo de tanta lamentação passada que não me fez crescer e melhorar em nada, (mesmo que eu não saiba como poderia ter me afastado dela).
Boa sorte, tudo de bom, querido, mesmo sem te conhecer tô torcendo por vc pq somos universais.
Bárbara.

Anônimo disse...

Começa lendo o livro de Joao, na bíblia! Deus muda tudo!

Que Deus abra seu coração!

beatanas disse...

Mano, encontrei seu blog por acaso procurando por uma interrogacao (meu teclado esta desconfigurado)e me deparo com alguem que passa pelos mesmos problemas que eu, que pensa as mesmas coisas e tal.
Acho que tenho uma resposta pra gente cara, temos que trampar mais.
O foda e (sem acento tbm) que trabalhar com o que se gosta, com a paz que se precisa e muito dificil.Encontrar ou criar um trabalho assim gera MUITO trabalho, mas um trabalho do qual vc nao gosta e nao quer.
Nao acredito que o caso seja preguica, mas sim intolerancia ao fato de que se tem que passar por algo ruim para acalncar a felicidade.

Anônimo disse...

Se é a sua situaçao q te faz pensar q Deus n existe, entao acredite nele e vc vai ver. N conheço ninguem q confiou em Deus e saiu perdendo!! Tenta pelomenos um pouquinho q vc n vai se arrepender

Fithoslusec disse...

não sabe usar o ? crie um atalho no teclado o use o teclado virtual.
QUANTO A DEUS EXISTE
Você não acredita na existência dele?
Então faz o seguinte.
Crie ele pra você.
PONTO FINAL

Anônimo disse...

Acho que minha passagem por aqui tb ñ foi em vão. Meu teclado TAMBÉM está desconfigurado e sempre entro nessa página para copiar e colar o ponto de interrogação, mas nunca tinha lido essa página e hj parei pra ler. Por que? (de novo copiando...rs) Não sei, mas Deus sabe. Sim, DEUS, Aquele em quem vc diz ñ acreditar. Talvez aí esteja a razão para tantos problemas. Não existe outra saída. Você precisa encontrá-Lo, pois somente nEle está a solução para todas as lutas, todos os problemas, todas as dificuldades. Já parou pra pensar na sua existência? De onde vc veio? Nessa natureza tão bela? Quem poderia ter criado algo tão perfeito assim? Pense em cada detalhe do corpo humano. Em cada detalhe de uma linda flor, por exemplo. Deus é o Supremo Autor da criação. Nada existiria sem o poder dEle. Não existe vida perfeita. Vc vai continuar tendo dificuldades, mas sabe qual a diferença? Com Deus vc supera tudo. Ele nunca nos deixa sozinhos. Ele nos carrega no colo, pq somos seus filhos amados. Tenha um encontro pessoal com Ele. Só vc e Ele. Pode ser dentro do seu quarto mesmo. Fale com Deus, converse com Ele. Tenho certeza que Ele vai te responder e acalmar teu coração. Deus é Vivo. Leia a Bíblia que é a palavra viva, é a Palavra de Deus. Desejo de coração que vc fique bem. Fique na Paz de Deus. Para sua meditação: Salmos 42:11.

Anônimo disse...

Bom, eu te entendo perfeitamente! Tenho alguns pensamentos bem parecidos com os seus! Eu sou deista, acredito em um ser de inteligência superior, que nos criou - direta ou indiretamente -, porém, meu lado racional não me permite acreditar que a vida tenha algum significado! O ser humano inventa justificativas sem significado para tudo aquilo que é inexplicável ou não lhe agrada. Como a morte por exemplo! A morte é o fim de tudo e como tal, anula qualquer possibilidade de se atribuir um significado à vida! As pessoas tem filhos, mas se esquecem que eles só estão trazendo um ser racional para a morte! Não tem saída! Não tem beleza! Não tem absolutamente nada! Muitas pessoas que acreditam em determinada religião, principalmente os cristãos, falam muito sobre se abrir para Deus, para sua vida melhorar! Te garanto que se uma lâmpada queimar e você não quiser comprar uma nova para trocá-la, você pode rezar 24h por dia, durante sua vida toda para a lâmpada voltar a funcionar, que ela não voltará! Realmente a única fase da vida é a infância, quando pensamos que viveremos para sempre, quando somos seres de extrema inocência! Infelizmente não adianta filosofar, discutir teologia ou nada do tipo! A verdade é uma so: a vida é uma bosta! Nós só nascemos para morrer... se Deus realmente se importasse conosco, acho que morreríamos de forma mais digna, mas tudo que nos resta é sermos comidos por vermes ou torrados e reduzidos à pó! Só vim copiar e colar a interrogação também, porém, seu desabafo me motivou à comentar! É triste fazer parte de uma sociedade que se deixou cegar completamente para a nossa triste realidade, pelo simples fato de que os próprios conceitos gerados em torno da sociedade foram feitos para nos desviar disso... é aquela história: "Diga à um homem que a tinta está seca e ele tocará para conferir. Diga-lhe que existe um ser invisível que o ama mais que tudo e ele aceitará!" Bom, é isso. Desculpe-me pelo texto com ar depressivo, mas infelizmente não consigo me iludir e enxergar as coisas da forma que eu gostaria. Abraços!

Anônimo disse...

Também vim aqui várias vezes copiar e colar o ponto de interrogação...
Bom, passei muito perto do entendimento daquilo que você diz sentir. Me desiludi completamente, larguei tudo várias vezes e recomecei, sempre me cobrando uma continuidade, uma conquista, algo que fosse lindo aos olhos de quem quer que fosse. Passei a vida nos olhares alheios.
Hoje, a pouco tempo, me descobri em mim mesma. E me estranhei! Tão pouco tinha me conhecido nestes vinte e cinco anos de convivência. Sempre querendo de mim um ser que fosse certo, adequado, próspero e centrado. Desatenção total com a realidade do meu eu... Agora, paro tudo para respirar novamente. Todas as ditas conquistas pesam muito mais que seu abandono. Estou trancando o sétimo período do curso de psicologia em uma universidade federal, abandonando um estágio em autarquia do governo, me voltando para mim mesma pois esses 3 anos e meio de curso, somados ao ano inteiro de estágio e às perspectivas que ambos proporcionam soam como merda aos meus ouvidos.
Estou destituindo o poder do nada, que todas essas coisas encerram. O véu de Ísis caiu diante de meus olhos. Não há mais ilusão que me faça a acreditar nas balelas deste sistema. Seja anonimo. Seja feliz. Seja você mesmo. Conheça a ti mesmo!
Paz e Luz

Anônimo disse...

para de se cobrar do mesmo jeito que voce nao tem que provar nada pra ninguem voce nao tem que se provar nada...tudo na vida eh questao de sorte voce tem que abrir portas pra ela chegar mas isso nao quer dizer que ela vai vim...vai tentar comer umas mina e tomar uma

Anônimo disse...

Porque vc nao experimenta tentar falar com DEUS, ele ouve, sempre ouve, apesar de não parecer as vezes, faça o que puder pra chamar atenção dele, fale, chore, grite, faça o que sentir vontade com toda a verdade que há em vc, a gente se alivia um pouco depois que faz isso, ele abre portas mesmo que a gente nao veja e nem entenda. vc disse não acreditar mas pelo menos se alivia

Reflita
Escrita pelo dedo de DEUS-Thalles Roberto

Jesus pode escrever a sua história de novo
Olha o que Ele fez comigo
A chance de dar tudo errado era tudo o que eu tinha em mim
Mas olha o que Ele fez comigo
No olhar eu carregava um pouco de morte
E a minha festa estava tão vazia de sorriso
E quando eu pensei que o rio ia secar
Olha o que Ele fez comigo
E vai fazer assim contigo hoje

Um dia já cansado eu disse:
"Pai não quero ser mais prisioneiro da maldade"
E Ele me chamou de filho,
Pedi perdão me humilhei chorei como eu chorei
E Ele foi fiel comigo
Arrancou aquela tristeza que doía,
Me lavou com o Seu sangue perdoou
E a minha festa agora é cheia de sorriso
Olha o que Ele fez comigo
E vai fazer assim contigo hoje
Ele é meu melhor amigo
Viver com Jesus é lindo

Junte suas forças e clame a Deus
Ele escuta o grito do seu fraco coração
Eu não tinha nada agora eu tenho vida
E uma história nova linda escrita pelo dedo de Deus
Escrita pelo dedo de Deus {2x}

Multiplicidades disse...

andaram falando que viver era uma maravilha... e alguns acreditaram que era uma maravilha prontinha confeitada, abençoada por Deus e bonita por natureza... foi uma fala leviana talvez num momento de conquista... e um delirio ingenuo talvez numa crise de compreensao do universo em que por quimicas ha vida!
mas, tem muito mais... de dores e de amores, de sonho e realidade! :)
===========

Contam que outro buscador da Verdade (...) e ali, no grande cruzamento do mundo, interrogou seus irmãos.



— Dizei-me: qual é a Verdade?

— Busca na Filosofia — responderam os filósofos;

— Não — argumentaram os políticos. — A Verdade está no serviço;

— Entra nas catedrais — lhe asseguraram os sacerdotes;

— Sem dúvida, a Verdade é a Sabedoria — terçaram os estudiosos;

— Renuncia a tudo — esgrimiram os ascetas;

— Contempla e exalta as maravilhas do Senhor — anunciaram-lhe os místicos;

— Acata e cumpre as leis — indicaram os governantes;

— Conhece-te a ti mesmo — cantaram os guardiões da psicanalise;

— A Verdade está nos números sagrados — deduziram os cabalistas;

— Vive os prazeres — aconselharam os epicureus;

— Une-te a nós — gritaram-lhe os revolucionários;

— Vive e deixa viver — clamaram os existencialistas;

— A Verdade é um mito — responderam os céticos;

— O passado: eis a única Verdade — lamentaram os nostálgicos;

Confuso, aquele humano se deixou cair na poeira do caminho, enquanto aquela multidão se distanciava, cantando e reivindicando ‘a Sua’ verdade. Nisso, aconteceu de passar um ancião venerável, que portava um refulgente diamante.

— Quem és? — perguntou o derrotado buscador da Verdade.

E o ancião, mostrando-lhe o diamante, respondeu:

— Sou o guardião da Verdade.

— A Verdade? Ela existe?

O ancião sorriu e aproximando a gema ao rosto do humano, replicou:

— A Verdade, como este tesouro, tem mil faces. A cada qual cabe averiguar qual delas lhe toca. (...) A vós (...) desde a infância, vos mostraram uma das mil faces da Verdade. Mas que sabeis do resto?

Todo aquele que desejar contemplar mais de uma face da verdade deve tolerar idéias divergentes e não ter pretensão de ter certeza absoluta de coisa alguma.

“Somente os tolos tem certezas, os sábios tem dúvidas, e quanto mais sábio, mais duvidas”.

Aline disse...

Faça as perguntas certas, quando a gente vê que não podemos mais acreditar em nós e hora de acreditar uma âncora segura. Ela é Jesus.